This content is not available in your language... So if you don't understand the language... well, at least you can appreciate the pictures of the post, right?

Desde 2011 eu já gostava de ter meu próprio cantinho na internet, naquela época eu já tinha meu próprio blog no Blogger aonde eu postava as coisas que eu criava, memes toscos e outras coisas filosóficas que apenas me interessavam... Sim, o Facebook e o Twitter já existiam naquela época, mas lá era o meu lugar na internet, o lugar aonde eu tenho controle sobre tudo e qualquer conteúdo que aparece no website.

Hoje em dia mais pessoas preferem usar redes sociais como o Twitter e websites como o Medium porque é mais prático... e sim, é prático! Mas a praticidade vem com uma grande desvantagem: Você perde todo o controle sobre o seu conteúdo e a sua identidade!

Por exemplo, o Twitter...

  • Se alguém responder o seu tweet te atacando com xingamentos você pode fazer nada sobre isso. Você pode tentar bloquear a pessoa mas qualquer um que visitar seus tweets irá ver a pessoa te xingando.
  • Você não pode controlar aonde seus tweets irão aparecer, qualquer um pode dar quote-retweet em um dos seus tweets tentando distorcer o que você disse para você ser cancelado.
  • Criou a sua conta antes de ter 13 anos? Twitter te suspendeu por nenhum motivo? Toda a sua conta será perdida junto com os seus tweets, até os deuses do Twitter acharem que você merece ser desbanido. Se o Twitter era o seu único lugar de contato com o seu público, você perdeu ele.
  • Se você trabalha em outro projeto você sempre terá gente querendo te encher o saco pedindo para ser desbanido em tweets aleatórios seus e, novamente, nenhum jeito de apagar esses tweets.
  • O número limitado de caracteres aumentam a chance que as pessoas entendam seu tweet de forma errada.

A insistência de "você não pode apagar respostas em tweets seus" parece exageiro, mas é muito decepcionante quando você está meio triste e decide tweetar algo, só para aparecer alguém te xingando e você sabe que os seus seguidores vão ver essa pessoa te xingando e, devido ao algoritmo do Twitter que incentiva conteúdos polêmicos, seus seguidores também vão ver essa pessoa te xingando... o que te deixa mais triste ainda!

Em um website pessoal eu posso fazer o que eu quiser!

  • Posso usar emojis do jeito que eu quiser aonde eu quiser!
  • Eu posso ter posts do tamanho que eu quiser em vez de ser limitado a 260 caracteres e não preciso depender de gambiarras de threads do Twitter que ficam impossíveis de serem seguidas.
  • Eu posso monetizar o conteúdo do jeito que eu quiser como também posso não monetizar o conteúdo! (diferente do Twitter que sempre coloca uma propaganda no website então eles estão monetizando seu conteúdo)
  • Todo o website é meu e posso escrever o conteúdo do jeito que eu quiser e posso incluir qualquer tipo de HTML/CSS/JavaScript no meu website! Exemplo:
  • O controle do meu website é totalmente meu e eu posso fazer o que eu quiser! Se alguém postar um comentário não construtivo me xingando eu posso apenas deletar o comentário! Isso se chama ter controle do seu conteúdo.
  • O conteúdo pertence a você, diferente de redes sociais que você vende o direito de tudo que você posta na rede social quando você cria uma conta.

Claro, isso não significa que você deve deletar todas as suas redes sociais agora mesmo, e sim que você deveria parar de depender tanto das redes sociais para o seu conteúdo e ter um website pessoal aonde você pode ter controle do seu conteúdo, assim você pode apenas repostar o conteúdo do seu website nas redes sociais e tentar trazer pessoas para o seu website.

Para saber outras vantagens e o motivo de websites pessoais ainda serem importantes eu recomendo ler sobre o IndieWeb.