Linux no Desktop

Publicado às 25/07/2025 23:05 • #linux

This content is not available in your language... So if you don't understand the language... well, at least you can appreciate the pictures of the post, right?

Como um desenvolvedor de software que também é criador de conteúdo, eu sempre sonhei com o Linux no Desktop™. Mas era apenas um sonho, pois eu não tinha nenhum problema grande com o Windows 11, e eu uso o Windows desde o Windows 98 SE. Mesmo usando Linux em servidores a mais de 10 anos, eu só usei Linux no desktop muito tempo atrás, quando o Windows 10 era tão pesado em HDDs que era melhor eu usar o Xubuntu no meu Lenovo Ideapad 320.

Mas recentemente eu comecei a ficar mais frustrado com o Windows 11, com coisas como adição do Copilot, todo o problema do Recall (mesmo que agora seja só para computadores ARM com cores de inteligência artificial), a Microsoft deixando mais difícil usar o Windows 11 sem ter uma conta da Microsoft conectada, e o pior de tudo, bugs. Bugs que você não tem onde reportar e nem saber se alguém está vendo ele. Pelo ou menos em aplicativos open source se você tiver um bug nele você pode tentar colocar a mão na massa e resolver o problema ao invés de depender de outras pessoas.

Enquanto muitas pessoas ficaram inspiradas em migrar para Linux por causa do vídeo do PewDiePie, a semente de migrar para Linux começou a crescer por causa do vídeo do James Lee.

Se ele, um animador que trabalho com isso a anos e faz vídeos com um estilo extremamente único conseguiu migrar para Linux, qual seria então a minha desculpa? Alguém que passa a maior parte do dia programando no IntelliJ IDEA (que, pasme, tem versão nativa para Linux)

Então eu decidi ✨ oficialmente ✨ migrar Linux no Desktop.

Eu ainda tenho o Windows 11 instalado em dual boot para aplicativos que apenas funcionam no Windows, como VALORANT, Photoshop e outros (Queria ter outra GPU para fazer passthrough só para usar esses apps em uma VM). Mas o meu objetivo é tentar usar ao máximo o Linux.

Será que eu irei ficar no Linux, ou será que eu irei voltar de joelhos implorando para o Bill Gates de volta?

(Inclusive uma parte legal é que eu consigo acessar os meus servidores usando SFTP diretamente pelo Dolphin (o Windows Explorer do KDE Plasma), algo que o Windows até hoje não tem!)